"NASCI ANTES DO TEMPO"

Tudo que criei e defendi

nunca deu certo

Nem foi aceito

E eu perguntava a mim mesma

Por quê?

Quando menina,

ouvia dizer sem entender

quando coisa boa ou ruim

acontecia a alguém:

fulano nasceu antes do tempo.

Guardei.

Tudo que criei, imaginei e defendi

nunca foi feito

E eu dizia como ouvia

a moda de consolo:

nasci antes do tempo.

Alguém me retrucou:

você nasceria sempre

antes do seu tempo.

Não entendi e disse Amém.

Cora Coralina




Total de visitas: 901

Ah... o poder!

Ah... o poder!

Será que o poder corrompe?

  O ser humano já é extremamente complexo. Entender suas atitudes e escolhas então requerem 5 anos de estudo, somados a um ano de análise, finalizando em um diploma que certifica que possivelmente você se tornou razoavelmente capaz de entendê-lo. Então pegamos esse ser, que requereu tanto estudo, tão cheio de incógnitas, tão único e lhe damos o poder, e há quem jure que é surpreendente o resultado!

  É como se o poder fosse uma nova veste, quase que da onipotência, a partir disso muda-se a postura, os dialetos, o círculo de amizades, poder é um estilo próprio de vida, uma ostentação.

  Mas manter-se no poder requer manutenção, Maquiavel já dizia: um líder tem que ser temido e não amado, e  ao que me parece desde as menores até as maiores lideraranças seguem a Bíblia maquiavélica ao pé-da-letra, ainda que em sua maioria jamais tenha se quer lido o o livro (interessante não?!)

  Duvida? Faça o teste: Contrarie-os uma única vez e a verdadeira face do poderio se mostra. E através daquele ser humano igualzinho a você, vem a verdade na única diferença que é tão pequena, tão simples, tão subjetiva que não é nem possível toca-la:  Você não passa de um mero subordinado!...E ele deixará isso bem claro, e caso você não entenda sua posição insignificante, ele ainda arranjará meios de fazê-lo discernir melhor sua condição, às vezes até mesmo através da opressão (sempre dentro da ética, é claro, os tempos são outros...). E assim ele seguirá com os anos de glória, entre sorrisos programados (para que o serviçal se sinta próximo, acolhido) revezando com atitudes enérgicas (afinal você não pode esquecer qual é o seu lugar), até que como cada estação do ano: Todo reinado tem seu fim e pode ser que o próximo rei seja você, que inclusive até agora talvez até esteja discordando do meu discurso, mas sejamos realistas, você não tem o poder de mudá-lo, mas se acaso tivesse... o que faria de diferente de tudo o que disse? Ou talvez nem fizesse nada diferente. Talvez jamais saibamos...

A única coisa que eu sei é que o poder desse texto está nas minhas mãos, e exemplificando bem o meu argumento, então troco o sentido da minha senteça: Indiscutivelmente o poder corrompe! Mas como boa líder te dou o direito de opinião, desde que não contrarie a minha, é claro...