"NASCI ANTES DO TEMPO"
Tudo que criei e defendi
nunca deu certo
Nem foi aceito
E eu perguntava a mim mesma
Por quê?
Quando menina,
ouvia dizer sem entender
quando coisa boa ou ruim
acontecia a alguém:
fulano nasceu antes do tempo.
Guardei.
Tudo que criei, imaginei e defendi
nunca foi feito
E eu dizia como ouvia
a moda de consolo:
nasci antes do tempo.
Alguém me retrucou:
você nasceria sempre
antes do seu tempo.
Não entendi e disse Amém.
Cora Coralina
Total de visitas: 905
Uma dose de solidão? Para mim não!
Um dos meus maiores ídolos um dia cantou: " A solidão é pretensão de quem fica escondido fazendo fita"...Quem diria que um dia eu fosse questionar....
Muitos estudos concluiram que a solidão nas grandes cidades é algo comum, até pela forma como nossa vida fica estruturada, mas para mim é além, independe de onde se mora, de qual seja seu emprego, do seu estado civil, ou condição finaceira.
Quem nunca esteve em um ótimo relacionamento, em que você até amava a pessoa, mas mesmo assim se sentia sozinho, ou até mesmo em um "rolê" cheio de amigos, pessoas com quem você escolheu estar, em quem você confia inclusive, mas ainda assim se sentiu sozinho...às vezes você pode até estar com a sua família, que são aqueles que te dão a maior certeza do que é o amor, e entre tantas conversas e almoços, você novamente se sente sozinho.
A solidão para mim é um "estado de espírito" e todos aqueles, que ainda que por um segundo, tenham sentido sua sensação, sabem como ela é cruel!
A inquietude de não se sentir completo, abre uma lacuna de profunda tristeza, um sentimento de derrotismo, de impotência horrível, algo que ainda que você tente camuflar com companhias, realcionamentos, "rolês", não vem a cura. A partir disso vem a vontade de isolamento, alimentado pela certeza da frustração de que nada será suficiente para te completar.
Você passa um tempo sozinho, amargurado, por um motivo que muitas vezes você nem sabe bem qual é...passa dias assim...simplesmente pra perceber que a solidão não é você, e somente algo que você sente...um momento, e que vai passar! Como tantos outros momentos já passaram! Acabou! Você só precisa respirar fundo, pôr novamente as idéias no lugar e quase como que em um pleonasmo se refazer: voltar a dar oportunidade àquela ligação do seu amigo te chamando para sair, conversar, devanear sobre o quanto vocês já se divertiram, sorrisos soltos; perceber que a pessoa que está ao seu lado te ama, mesmo você sendo feito de tantas fraquezas, ainda assim ela quis estar ao seu lado; e perceber que não há nada melhor do que sua família, que nos piores momentos, esteve ao seu lado, te apoiando... Então solidão seria para quê?! Para refletir? Válido! Desde que essa reflexão te inspire o movimento, te faça mudar as coisas... Para se entristecer? Inútil! Até porque por mais clichê que soe, a verdade é que sua vida é a melhor que você poderia estar levando dentro de suas possibilidades e limitações psicológicas, intelectuais e financeiras...Para se isolar? Burrice! Quantos sorrisos, abraços, lágrimas, paixões, sonhos, brigas, beijos você não perderia...e jamais vale a pena perder a percepção de que se está vivo...e você está!
Portanto a solidão virá ( não se engane ) inúmeras vezes ainda, até o final do que eu espero que seja uma longa vida, mas a alegria da certeza de que ela vai embora é o que me mantém na tentativa diária de vivenciar de tudo ao lado de todas pessoas que me derem a oportunidade e prazer de suas presenças... Porque afinal não tenho a menor pretensão e nem disposição de "fazer fita"... Prefiro só por hoje escolher viver a vida!
Dedico a crônica de hoje em especial ao meu amigo Tata, que mesmo sem saber me inspirou o tema dessa semana...e a todos os meu amigos é claro, que diariamente fazem as minhas tentativas de vivenciar a vida serem bem sucedidas!